Notícias

Footgolf tem insulanos como destaque

Atletas treinam no Cogal em busca de título internacional


Por André Oliveira

12/04/2024 - Edição 2193

Um esporte que mistura futebol e golfe, conhecido como footgolf, conquistou o coração de dois moradores do Guarabu: Márcio Arruda e José Vieira, o Zeca, que foram recentemente convocados para defender as cores do Brasil no Torneio Copa Ibero Americana de Footgolf, em Acapulco, no México. Para esses atletas, essa é uma oportunidade única e motivo de orgulho representar o esporte, que está em franco crescimento no mundo e mostrar para o Brasil, que a Ilha é destaque no footfolf.  

Os insulanos conseguiram a qualificação para a disputa deste torneio internacional, em uma seletiva realizada no Guarujá, em São Paulo, superando competidores brasileiros dos mais diferentes estados. Agora, com os olhos voltados para o torneio internacional, a dupla está intensificando os treinos nos campos do Japeri Golfe e do Cogal, clube da aeronáutica, que fica na Vila dos Oficiais, no Galeão, buscando aprimorar as técnicas para o desafio em Acapulco. 

- Considero este esporte uma virada de chave na minha vida. O footgolf é completamente inclusivo, conseguimos jogar com idosos e crianças ao mesmo tempo. É fantástico! - disse Márcio.  

De acordo com os jogadores, durante as competições rola um clima de amizade e cooperação entre os atletas, independente do resultado final. Uma partida deste esporte dura cerca de 2h30 e os atletas andam em média 7km, totalizando 18 buracos em que é necessário encaçapar a bola utilizando o pé. Há uma média de 70 chutes por partida.  

Além da competição, o footgolf tem impactado positivamente a vida diária dos atletas. Márcio, que é profissional de educação física, ressalta os inúmeros benefícios pessoais que o esporte traz, como ética, parceria, concentração e respeito. "Me sinto um ser humano melhor, mais completo, equilibrado e focado, graças a todas os aprendizados desse esporte incrível", complementa. 

No entanto, há um obstáculo a ser superado: o suporte financeiro para cobrir as despesas da viagem. Com um custo estimado de R$ 14mil para passagens e outras despesas, Márcio e Zeca contam com o apoio da comunidade insulana. A Associação de Footgolf do Rio de Janeiro (AFGRJ) está engajada em buscar patrocinadores. 

Para mais informações e saber como participar: 99420-8981 ou pelo instagram: @Footgolfcarioca.